quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Visita ao Hospital Sofia Feldman

Terça feira, 8 de dezembro.
Um dia para ser guardado no coração.
Por sugestão da gentil amiga Raquel Tamez vim a BH visitar o Hospital Sofia Feldmam.
Minha intenção era buscar subsidios para a implementação de uma casa que pudesse oferecer apoio às mães que tem seus filhos internados nas UTIs Neonatais de minha cidade.
Ao chegar no Hospital, quem estava justo na entrada era seu Diretor Clinico, que ao ouvir minha interrogação ao vigia da entrada, se apresentou:
Estamos te esperando.
Receber a cordialidade mineira era só o primeiro passo daquela manhã.
Estavam a minha espera a Erika (TO) e a Julia (psicóloga) que apresentaram ali mesmo na sala da Direção as linhas gerais do trabalho ali realizado.
Conheci também a Ellen, que trabalha na gestão de custos, que me apresentou uma planilha muito detalhada dos gastos mensais com a casa. Uma informação imprescindivel para quem pretende se envolver nessa iniciativa.
Enquanto caminhavamos pelas dependencias do Hospital aprendi informações essenciais:
1. O Hospital tem algo em torno de 20 anos de vida. É um pouco afastado do centrão de BH, mas nasceu ali por conta de um terreno doado pela propria comunidade para sua construção.
2. É um Hospital de direito privado que funciona exclusivamente com financiamento do SUS.
3. Desde a afirmação de seu Diretor na sua sala uma verdade é percebida naquele lugar: o lugar da mãe é ao lado de seu filho. O conceito de mãe acompanhante existe desde a criação do Hospital.
4. Tres iniciativas me chamaram a atenção: A Casa das Sofias, a Casa das Gestantes Zilda Arns e o Programa de Internação Domiciliar.
5. A Casa das Gestantes abriga gestantes de risco que precisam controle fino sem necessidade de internação, individualizando o cuidado e desocupando leitos hospitalares.
6. O Programa de Internação Domiciliar abriga diades mãe-bebê. Bebês estaveis recebem cuidado materno. As competencias maternas são exercidas, aprendidas e treinadas exaustivamente durante esses dias com suporte profissional competente. Idade gestacional corrigida de 34 semanas e peso minimo de 1500g são criterios de seleção para transferencia dos bebês da UTI/UI para o PID.
7. A Casa das Sofias cuida de mães com filhos em UTI. Não estão internadas. Convivem em torno de 20 mães que dividem tarefas da casa, decidem regras de convivencia e se apoiam. Conversei por alguns minutos com elas. É visivel a percepção do apoio que se emprestam. Há sessões de cinema, passeios, salão de beleza, as mães ajudam na preparação da comida e da arrumação da casa, lavam suas roupas, tem reuniões com psicólogos, com a direção da casa, com convidados para discutir assuntos de interese comum, saem para passeios no parque, no shopping... Não existe uma rotina "hospitalar" na casa. Um cuidador que não é da area da saude é o responsavel pela organização diária. Não há sinais hospitalares no ambiente. É uma casa de mães apoiadas entre si e por uma organização acolhedora.
8. O Hospital oferece a oportunidade de partos natural, na água, realizados em ambiente amplo, arejado e em presença dos familiares da gestante. Não há episiotomia. Os partos são acompanhados por enfermeiras obstetrizes. É opção da mulher o parto de cocoras, na agua, com familiares, sem uso de farmacologia para a dor... A medicalização é minima. A presença do pai é permitida já desde o pre-parto. Tudo feito de forma muito pioneira, audaciosa e corajosa.
9. O Hospital Sofia Feldman é um Hospital Amigo da Criança.
10. Visitei uma academia dentro do Hospital onde há aulas de ioga e seções de ginástica para funcionarios de plantão.
11. O Hospital oferece cursos regulares a profissionais. Há uma video-biblioteca muito organizada.
12. Um detalhe importante: almocei com a Julia e a Erika. Um refeitório unico servindo a mesma comida na mesma bandeija numa mesma fila para os medicos, Enfermeiros, Tecnicos, demais profiionais, academicos, pacientes, funcionarios e acompanhantes, numa grande celula unica mostrando que todos os homens nascem iguais perante a lei e quando recebem tratamentos iguais isso não os diminui mas dignifica sua existencia.

O Hospital Sofia Feldman é um hospital temático.
Tudo ali gira em torno do homem, do cuidado e da atenção.
Problemas?
Muitos.
Mas trata-se de um Hospital que funciona com clientela do SUS prestando serviço de excelencia compativel com as melhores instituições do pais.
A história do bairro onde o Hospital está tem mudado muito nos ultimos anos graças ao exemplo de humanização verdadeira e singela desta casa.
Amigas Erika e Julia.
Querido Diretor.
Queridas mães da Casa das Sofias.
Que Deus esteja com voces iluminando seus dias.
Que as necessidADES e enfrentamento nascidos dessa ampliação de assistencia instituida por esta casa seja manejada com a mesma coragem e com a mesma audacia que seguramente a trouxeram ate aqui.
O Hospital Sofia Feldman é um SUS que deu certo.


Luis Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário